quarta-feira, 28 de março de 2012

Filme sobre Geraldo Santos Pereira desperta debate sobre preservação da memória cultural brasileira

28/03/2012 - Quarta-feira, 20:42


Os entendimentos vêm evoluindo com muito otimismo, antes da reunião coordenada pela Professora Theresinha de Almeida Pinto, marcada para este sábado, no Museu Municipal.


Dona Teresinha de Almeida Pinto

Logo após a notícia ter sido divulgada pelo Consciência da Mata, começaram os entendimentos, que avançam na formação de estrutura para o lançamento do filme em Visconde do Rio Branco.
Erick Leite

Ontem, terça-feira, Erick Leite, Cineasta e Socio-Fundador da Café Pingado Filmes, se manifestou
- Estou disposto a conversarmos sobre esse lançamento. Seria muito bom podermos prestar essa homenagem ao Geraldo em sua terra natal.

Memória Cultural do País
Mais tarde, revelou:
- Tive uma ideia. Porque não pensamos numa estrutura de exibição e debate para o lançamento do filme?
Vou explicar: o filme ganhou um "status" maior que o próprio Geraldo. Ele discute com amplitude a questão da preservação da memória cultural do país. Então penso que vocês, se tiverem disponibilidade, poderiam organizar uma exibição aí e podemos ter um debate sobre preservação, quem sabe com a presença da Theresinha(Diretora do Museu) e talvez algum professor de universidade, um historiador, quem sabe?
E se prontificou:
- Se precisarem, posso redigir  uma carta à prefeitura. Quem sabe não conseguimos algum subsídio para hospedagem e transporte da equipe e, se der, de alguém que participou do filme?

José Luiz, 2º à esquerda

Jose Luiz Lopes Gomes esclarece:
- ‎Erick Leite, já conversei o pessoal, vamos formar uma comissão coordenada por Prof. Theresinha Almeida Pinto e com a colaboração da Profª. Maria de Lourdes Torres, Secretária Municipal de Educação, da Prefeitura de Visconde do Rio Branco.
Professoras Maria de Lourdes e Mara

A comissão, terá  mais colaboradores, reunirá neste sábado, para o início da discussão do evento, data, logística, PATROCÍNIO do evento, hospedagem e custos diversos. A ideia é que o evento, seja coordenado por Dona Theresinha de Almeida Pinto, Museu Municipal e a Secretária Municipal Maria de Lourdes Torres, e, também com patrocinadores privados.

Professor José de Anchieta

Acompanhando esses entendimentos, o escritor e professor José de Anchieta da Rocha(Viçosa) se pronunciou:
- Li as mensagens do Erick e os  desdobramentos que se seguiram. Há uma hora em que ele fala em um professor universitário para participar do "projeto". Há uma professora do curso de comunicação(Jornalismo), Kátia. Ela é boa pra essas coisas. Dinâmica, de muito iniciativa, você(José Luiz) deveria procurá-la. Se você quiser, eu vou com você.
Ao que respondeu José Luiz:
- Prezado Prof. Anchieta (Viçosa), muito obrigado, vou passar  esta informação para os demais amigos. Caso fique confirmado o debate sobre "conservação da memória", na programação, esta será uma ótima ideia, não podemos esquecer também, de sua vasta experiência, amigo do Geraldo, co-autor do filme "Noites Diamante", e de sua  vivência  como escritor, junto com a sua esposa, a Profª. Bernadete (Viçosa). Já formamos uma comissão, em VRB, que será coordenada pela Profª. Theresinha de Almeida Pinto. Você será informado à medida que os fatos forem acontecendo. Quando nos encontrarmos falaremos mais.

Como ficou esclarecido pela troca de entendimentos, a Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Torres está incluída na Comissão.
Há desejo de que os cineastas Jacynto Batalha, Jorge Luiz da Silva e Luciano Benhame integrem essa Comissão, sob a liderança de Dona Theresinha Almeida Pinto.
Jacynto Batalha de camisa branca.
Jorge Luiz e Luciano Benhame

Ficou claro, nas palavras do produtor Erick Leite, que o grande acontecimento dependerá de cobertura financeira, sugerida a participação da Prefeitura e patrocinadores particulares.
Prefeitura Municipal

O pré-lançamento do filme sobre o cineasta rio-branquense Geraldo Santos Pereira projetará Visconde do Rio Branco, pelo lado positivo, no Brasil e no Mundo. Terá expressão semelhante ao Festival de Gramado no Rio Grande do Sul, ou de Tiradentes, em Minas Gerais.
Geraldo Santos Pereira(2005)

A cidade tem sede de cultura.
(Franklin Netto -  conscienciadamata@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário