sexta-feira, 23 de março de 2012

Discurso de Brizola no Exílio - Encontro de Lisboa

23/03/2012 - Sexta-feira, 18:19


"...E a partir daí os órgãos de cima são muito fáceis de compor."
Continuação: >

Esta é a visão que tenho. Já se convencionou muito repetir, está muito em moda repetir, que os Partidos se organizam de baixo para cima. Eu creio que não é preciso nem usar esta expressão, porque é o nosso caminho natural da organização.
Eu creio que no Brasil está aberta essa oportunidade, que depende naturalmente, de muito trabalho, de muito esforço.
Existirão canais mais ou menos fáceis, mais ou menos difíceis e a nossa capacidade estará em descobrir esses canais e, sobretudo, eu considero que é muito importante que haja um ambiente de certa espontaneidade. Temos que estimular o espírito de criatividade de nosso povo, fazendo com que surjam organismos de base, núcleos os mais diversificados pelo País, porque então estaremos construindo junto com ele uma obra permanente. Temos que enraizar o nosso Partido em organizações populares que estejam diretamente vinculadas ao dia a dia de nosso povo, nos lugares onde mora e nos lugares onde trabalha. Que a organização do Partido faça parte da família, da vivência do nosso povo, do seu ambiente.
É dentro dessa visão que preparei essas notas e não desejo de forma alguma que elas sejam depois apresentadas como as “sugestões do Brizola”. Não, eu não tenho essa pretensão nem posso ter, sempre fui até um homem de ação. Assim foi nos postos que desempenhei na Administração e assim foi também durante toda a minha vivência no seio do nosso Partido. Eu recolhi este material de muitas partes, acrescentei aqui as minhas próprias reflexões e gostaria que estas notas, sobre o conjunto de temas que reúne os grandes princípios e definições do nosso Partido pudessem contar com o apoio e a colaboração dos companheiros que viajaram de tão longe para esse Encontro. Procurei uma forma mais prática de recolher e canalizar essa colaboração. Nós aqui não iremos deliberar nada sobre isso, quem tem de deliberar sobre isso é o Congresso do nosso Partido.

Continua na próxima Edição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário