sexta-feira, 30 de março de 2012

Assassinato do bailarino Igor Xavier e apoio ao projeto de filme sobre o caso

30/03/2012 - Sexta-feira, 18:25

Erick Leite


Todo mundo consome arte. Sou capaz de falar que ela é tão essencial à vida quanto um apartamento, um carro e até mais, como o ar.
Sem arte ficamos engessados. Até Freud assumia que eram os artistas os precussores das grandes mudanças!

Hoje, no Brasil, o financiamento à cultura, em sua maior parte, vem das leis e fundos de incentivo do governo. Estamos atrelados a um círculo que vem se tornando vicioso e muitas vezes não atinge certos propósitos. Esses incentivos foram um avanço à cultura, mas podemos ir além, hoje precisamos ir além.
Imagine você podendo apoiar e transformar em realidade uma peça de teatro, ou mesmo um filme ou um cd de uma banda? Imagine o artista poder contar com seus fãs e amigos para poder dar à sociedade o que é também essencial à ela.

Existe no mundo uma forma de apoio à projetos culturais chamada CROWDFUNDING. Esse apoio dá mais liberdade aos artistas e são exatamente os expectadores, os consumidores da arte produzida, a base de sustentação dos projetos.

Eu lancei no dia 26 de Março um projeto no site de crowdfunding. Esse projeto é um filme sobre o bailarino IGOR XAVIER, que foi assassinado por dois cidadãos que até hoje, dez anos após o crime, estão soltos. Eles confessaram o crime e assumiram a homofobia, disseram: "odiamos homossexuais".

A nossa página foi visitada por 3 MIL pessoas em 3 dias. Mas apenas 3 pessoas apoiaram o projeto. Das 3 mil, grande parte compartilhou, deu parabéns ao projeto e agradeceu a iniciativa. Agora penso: Se cada um tivesse apoiado com o mínimo que o projeto pede (15 reais), estaríamos hoje com quase 100 por cento da nossa meta para execução do filme.

Imagine você mudando a forma de pensar e executar projetos culturais no Brasil. Imagine-se apoiando uma causa tão importante como a do apoio à liberdade de escolha de gênero e de escolha do parceiro sexual... imagine você ajudando a promover a reflexão CONTRA A HOMOFOBIA.

Esse é o nosso projeto. Não somos a solução de nenhum problema, mas somos parte da reflexão, da ação e do caminho para que várias injustiças sejam refletidas e combatidas.

Venho aqui pedir apoio ao projeto. Venho propor uma ordem inversa ao que vem acontecendo. Peço que apoiem, com o que puderem. O mínimo é 15 reais, o mesmo valor que três cervejas em um bar de Belo Horizonte. Após apoiarem, aí sim, divulguem, contem aos amigos como podemos juntos colaborar para estabelecer uma nova relação com os projetos culturais de nosso país e como podemos ao mesmo tempo dar um grito de justiça à uma causa necessária e urgente.

Este é o site: http://lets.bt/project/document-rio-contra-a-homofobia-igor-xavier

Se gostarem do projeto entrem e apoiem!

Agradeço,

Erick Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário