sexta-feira, 30 de março de 2012

Discurso de Brizola no Exílio - Encontro de Lisboa

30/03/2012 - Sexta-feira, 18:07


....nossos esforços em torno do ressurgimento do trabalhismo, o Encontro terá o seu comunicado, reunindo as suas conclusões.

Continua:

Assim nós pensamos que esses princípios e definições do trabalhismo podem ser divididos, essencialmente, em dois campos. O primeiro é uma espécie de plataforma comum, acreditamos com outras correntes políticas, inclusive mesmo as liberais com uma orientação mais social. Acreditamos que muitas outras correntes de pensamento, mais concretamente outros partidos, poderão comungar destes mesmos princípios, desses mesmos compromissos com respeito à Nação brasileira, à nossa nacionalidade, à liberdade, à democracia, às concepções sobre o Estado Democrático, sobre a nossa soberania, sobre o que realmente significa e quer dizer segurança nacional, a ordem democrática etc. Embora deva-se dizer que esses princípios costumam ser expostos muito da boca para fora. Nós os consagramos de fato. Quando nos referimos à Nação e nacionalidade, queremos dizer simplesmente o seguinte: que este é nosso grande compromisso, ele está acima de tudo para nós. Na minha concepção, trata-se de algo que está acima de qualquer outra consideração. Visão que não é a mesma, enunciada acima convencionalmente, tradicionalmente, de um ângulo elitista. A nossa visão de Nação, de nacionalidade, está enfocada magistralmente no documento maior de todo o nosso patrimônio que é a Carta Testamento. Se analisarmos a Carta Testamento iremos verificar que ali o Presidente Getúlio Vargas deixou realmente um conceito fundamental sobre o que é a Nação brasileira e sobre o que significa e representa a nacionalidade. E não aquele conceito tradicional, elitista de Nação, de independência nacional, que são finalmente valores para uma minoria, para alguns poucos, para um contingente minoritário de privilegiados para os quais as grandes massas populares do nosso País, as grandes maiorias, só realmente existem quando têm que se sacrificar para defender esses valores, nunca para viverem os benefícios desses valores.

Continua na próxima edição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário