terça-feira, 17 de abril de 2012

AGÊNCIA BRASIL - 17/04/2012 - Terça-feira, 15:20

12h43
Para a presidenta, a nova lei, que entra em vigor no dia 16 de maio, é uma das mais avançadas no que se refere à transparência. "As informações devem ser abertas pelo Executivo, Legislativo e Judiciário e todos os níveis de governo. Todos os brasileiros poderão consultar documentos produzidos pela administração pública”, destacou Dilma, na abertura da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto.

Patriota: Governo Aberto vai aprimorar combate à corrupção
Países que descartarem ações ficarão para trás, diz Hillary
Jorge Hage diz que Governo Aberto é aposta na democracia
Geórgia e Tanzânia lutam contra corrupção
13h06

A presidenta da empresa, Graça Foster, justificou a possibilidade de alta nos próximos meses afirmando que o  patamar do preço internacional do petróleo está mais alto do que em anos anteriores. Ela não adiantou, porém, quando ocorrerá o aumento.
13h28

Depois de desocuparem o prédio, os trabalhadores rurais se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Os sem-terra reivindicam o desbloqueio dos recursos públicos destinados ao assentamento de famílias de trabalhadores rurais sem terra.

Manifestantes ocupam prédio da Caixa
Em caminhada, MST lembra massacre
Protesto interdita Via Anhanguera
 
7h09

Pelo texto, 51% das ações da companhia espanhola YPF serão expropriadas - o governo federal ficará com 26,06% e as regiões produtoras com 24,99% -, enquanto os restantes 49% serão responsabilidade das províncias (estados) nas quais a empresa atua.


Espanha tenta apoio
País reage à decisão
Autoridades criticam medida
Argentina nacionaliza YPF
 
15h24

Segundo o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, foi aberto procedimento preliminar para analisar explicações da ministra de Relações Institucionais sobre possíveis irregularidades na compra de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca entre dezembro de 2008 e março de 2011.
17h41

Conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, em 2009, foram 518 greves e, em 2010, 446. Os números são os maiores da última década, superando o total de 2008 (411 greves).
14h58

O vice-primeiro-ministro Omar Abdelkarim reúne-se amanhã com a presidenta Dilma Rousseff, o chanceler Antonio Patriota e mais dois ministros. As conversas ocorrem no momento em que o embaixador Afonso Carbonar prepara-se para reabrir em Trípoli a representação brasileira, que está fechada há 13 meses.
 

Ahmadinejad planeja visita ao Brasil

13h02

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, lembrou que a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito para investigar o envolvimento de pessoas e empresas com Carlinhos Cachoeira é uma atribuição exclusiva do Congresso. O foco do governo, segundo ela, é trabalhar para que a CPMI não atrapalhe as votações importantes.

8h53

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ficou em 0,24% na segunda prévia de abril, ante 0,14%, na primeira apuração do mês, e 0,15%, no fechamento de março. Os alimentos continuam empurrando a taxa para cima, mas apresentaram variação um pouco menos intensa (0,44% ante 0,46%). A segunda maior pressão partiu do grupo despesas pessoais, com taxa de 0,5% ante deflação de 0,09%.

IPC-S diminui em três capitais
 
7h47

A Bolsa Verde do Rio de Janeiro, criada para negociar créditos de ativos ambientais, terá sua primeira operação durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para junho próximo.


Especialistas cobram participação
Felicidade pode entrar na agenda
Izabella Teixeira discute Rio+20
 
15h12

O nome de Jim Yong Kim foi anunciado hoje para o lugar de Robert Zoellick a partir de julho. Pouco antes da decisão, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia anunciado apoio à ex-ministra de Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala, também na disputa.
16h14

A poetisa e historiadora Ana Paula Tavares cobrou de governos e instituições privadas papel mais ativo na divulgação da literatura africana, sobretudo a produzida em países de língua portuguesa. Para ela, por causa da má divulgação, os próprios escritores africanos têm dificuldade para falar sobre o que é feito em outros países.

Golpe faz guineense desistir da bienal
Hatoum critica especulação imobiliária

Nenhum comentário:

Postar um comentário