segunda-feira, 23 de abril de 2012

Clube Renascer da Terceira Idade terá eleição para Diretoria em 30 de maio

23/04/2012 - Segunda-feira, 22:08


Ontem a presidente Dalva Amorim, durante intervalo do baile dominical, anunciou a chapa número 1(Situação), que concorrerá às eleições da Diretoria no dia 30 de maio. Esta chapa será encabeçada por José Diniz Amorim, o conhecido Zé Menino, no cargo de presidente.  Há vários  novatos a compor o novo grupo de dirigentes daquela agremiação de lazer.  Dalva fará parte dessa chapa como presidente da Assistência Social.
Carnaval de 2008 - Zé Amorim - 2º da direita para a esquerda. Imagem: Consciência da Mata

Dalva de Vermelho. Imagem: Consciênica da Mata

O Clube passou por grandes transformações durante os seus mandatos consecutivos. A sua Diretoria assumiu quando a entidade dispunha de um salão comum, suspenso à altura de um segundo pavimento, para reuniões, bailes, comemorações de datas festivas e outras formas de lazer para seus associados.  Essas instalações se encontravam nos fundos de um lote da Rua Principal do Bairro Cel. Joaquim Lopes. Uma porta dava saída para uma rua secundária, em situação mais elevada em relação à Principal. Para essa rua secundária, o prédio tinha a feição de um pavimento.
Logo no início de sua gestão, abriu o Clube para frequência de não associados aos bailes, mediante pagamento de ingresso.  Criou cantina para vender bebidas e salgados. Usou esses recursos para produzir receita e realizar obras que ampliassem o espaço físico do Clube.
Paralelamente à realização dos bailes, levantou  laje na frente do salão e construiu escada de ligação para a rua situada abaixo, a principal, na qual existe uma Praça que faz divisa com o lote pertencente ao Clube. Essa laje cobriu o espaço inferior e proporcionou a existência de um cômodo a mais, correspondente a uma saleta dotada de banheiros, com piso de cerâmica e paredes rebocadas e pintadas. 
Na parte superior, a laje serviu de piso para mais um salão, coberto por uma segunda laje. Feitos os acabamentos desse segundo salão superior, a Diretoria adquiriu uma grande quantidade de mesas e cadeiras de bar que preencheram aquele espaço.  No salão original, construiu-se em linha com a cantina um palco, onde os músicos se apresentam durante os bailes. 
No paloc, Julião e Zé Raimundo. Imagem: Consciência da Mata.

Como resultado, o Clube passou a se constituir de um imóvel três vezes maior: uma sala inferior, comparada em espaço e instalações a um pequeno bar.  Sua forma atual é de uma sala de recepção, onde fica o corredor paralelo que dá acesso à escada para chegar ao pavimento superior. O salão antigo, que abrigava todo o público dançante e os simplesmente freqüentadores, transformou-se exclusivamente em pista de dança. E o público que não esteja dançando se abriga confortavelmente nas mesas do novo salão. À frente existe uma sacada, que serve para fumantes. No interior do Clube é proibido fumar.
Visão ampla dos salões superiores. Imagem Consciência da Mata
Pista de dança e palco. Imagem:  Consciência da Mata
Parte de trás do salão das cadeiras. Logo atrás a sacada dos fumantes.  Imagem: Consciência da Mata

O Clube tem realizado comemorações festivas, como Natal, Ano Novo, Páscoa e algumas datas especiais na vida de sócios, oferecendo alimentação relativa a cada época com muita fartura para todos.
Festa do amigo oculto - 08/12/2011 - Vanda e Dalva. Imagem: Consciência da Mata

A receita, criada com os bailes pagos e a cantina, gerou recursos para essas obras.
Um Clube da Terceira Idade, que admite a presença de pessoas de toda faixa etária e de toda classe, deu oportunidade aos jovens de conhecerem uma opção de lazer sadia.  E promove uma inclusão social nunca vista no Município. Os clubes antes existentes eram classistas e discriminatórios. E separavam a população em níveis diferentes.
Dalva tem o hábito de fazer uma oração antes de todos  os eventos. Isto  desarma os espíritos. Certamente contribui para a harmonia durante o tempo de lazer. Sendo ou não religiosos todos os frequentadores, predomina o clima de paz contagiante, pelo respeito e pela tolerância, por um pedido de desculpas, por um sorriso.
Por todas essas razões, tendo multiplicado por três seu espaço físico, o Clube tem sido pequeno para o número de frequentadores, que cresceu mais. E o candidato a presidente, José Menino, estuda forma de ainda crescer, para o lado ou para o alto, já que a estrutura suporta mais um pavimento superior.
Dalva disse que ouviu falar na formação de uma chapa número 2.  E informou aos sócios a necessidade de estarem  quites com as mensalidades até o dia 30 de maio, para se habilitarem a votar.         
(Franklin Netto  -   taxievocê@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário