quinta-feira, 26 de abril de 2012

SEMANA DO CINEMA ‘GERALDO SANTOS PEREIRA’ DEVERÁ ACONTECER NO FIM DE JULHO

26/04/2012 - Quinta-feira, 23:43


A vida do cineasta rio-branquense Geraldo Santos Pereira será contada em filme da produtora Café Pingado, de Belo Horizonte. O diretor Erick Leite tem mantido contado com os organizadores da Semana do Cinema a ser realizada na Praça 28 de Setembro, com o pré-lançamento de EU É GERALDO, no último dia da série, 28 de Julho.
Em primeiro plano, Erick

Treiller

Geraldo ao centro da Equipe de Café Pingado

As exibições começam na segunda-feira, com produções prováveis de Jacynto Batalha, Luciano Benhame e Jorge Luiz(Jor-Som). Depois serão exibidas obras dos irmãos gêmeos Geraldo e Renato Santos Pereira(este falecido em 1999). Seus filmes abordam principalmente temas do Barroco Mineiro, com ingredientes da extração de ouro e pedras preciosas.

Os filmes de Geraldo e Renato

 O Grande Sertão é um filme brasileiro de 1965, do gênero drama, dirigido por Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira. O roteiro é uma adaptação do romance Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa.(wilkipedia)
 Em 1965, os irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira, com muito talento, realizaram esta digna primeira adaptação da obra, antecipando-se exatos 20 anos da adaptação para a TV através da minissérie homônima, um marco na história da televisão brasileira.(Cine Joe)

REBELIÃO EM VILA RICA (1957)
Dirigida por Geraldo e Renato Santos Pereira(Vera Cruz) (foi um dos primeiros filmes brasileiros coloridos, com uma visão cinematográfica da Inconfidência), mas também com a importância de lugar, uma vez que foi todo rodado nas ruas da Ouro Preto de então; a história tem muito de  “adolescência” e “rebeldia”, que poderíamos comparar aos movimentos de protesto dos anos 60 até o fim da Ditadura Militar.


Aleijadinho – paixão, glória e suplício

Neste filme, Geraldo procura destacar o lado humano do artista.  Para ele, o irmão Renato dava um andamento muito didático. Geraldo põe em destaque a paixão de Antônio Francisco Lisboa, o homem,  pela bela Helena, vivida magistralmente por Maria Ceiça.  E mostra sua amizade com o poeta Cláudio Manoel da Costa, naquele clima da Inconfidência Mineira. Na biblioteca do poeta, o Aleijadinho muito aprendeu sobre os clássicos do Barroco Mineiro.

Os atores: Antônio Naddêo, Maurício Gonçalves, Maria Ceiça, Ruth de Souza, Carlos Vereza, Edwin Luisi, Wilma Henriques, Carl Schumaker formam o elenco desta exuberante produção.
É legendado em Inglês, Francês, Italiano.


O Seminarista
 O seminarista de 1977 é um drama, dirigido por Geraldo Santos Pereira, e com roteiro baseado no romance O seminarista, de Bernardo Guimarães.
Atores: Louise Cardoso, como Margarida; Eduardo Machado, como Eugênio; e mais a participação de Raul Cortez, Liana Duval, Ida Gomes, Urbano Lóes, Lídia Mattos, Nildo Parente, Fernando Reski, Xandó Batista, Ricardo Arantes e Gustavo Pelli.

Noite e Diamante – Direção, produção e roteiro de Geraldo Santos Pereira.
Ficção de Longa metragem centrada em duas personagens fundamentais: Uma lapidadora de diamantes na Diamantina dos nossos dias, que extremamente fatigada à noite, sonha e revive a famosíssima e histórica Chica da Silva, no Séc. XVIII.
Neste filme, Geraldo tem a colaboração do Escritor de Viçosa(MG) José de Anchieta Assis Rocha.
O escritor José de Anchieta Assis Rocha.


Dona Theresinha Almeida Pinto, Diretora do Museu Municipal, lidera o movimento de organização da Semana do Cinema Geraldo Santos Pereira. Ela acaba de chegar de viagem e deseja uma reunião do grupo nesta segunda-feira, 30, véspera do Primeiro de Maio.


(Franklin Netto – taxievoce@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário