quarta-feira, 16 de maio de 2012

Filme sobre uma viagem a Cuba, hoje, no Museu Municipal

16/05/2012 - Quarta-feira



Prosseguindo com o programa da Semana dos Museus, hoje, quarta-feira, às 20 horas, será exibido um filme sobre “Uma Viagem a Cuba”, realizado por Sérgio Pinto Rodrigues. Trabalhos técnicos e formatação do jornalista e cineasta rio-branquense Jacynto Batalha.

A película registra entrevistas nas ruas com o povo cubano, realizadas aleatoriamente, buscando saber o que pensa o cidadão sobre o líder Fidel Castro. O repórter percebe, em certos momentos, que os  entrevistados se revelam arredios com a imprensa estrangeira, porque acreditam que, de um modo geral, ela distorce os fatos sobre a Ilha, e usa o material colhido para fazer propaganda contra o Regime. E que o cubano comum mais enfatiza  é o seu patriotismo e a  disposição de  dar a vida por Fidel e pelo País.

Depois do filme, haverá apresentação do Conjunto de Flautas Sônia Namorato, do Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares, sob a direção da Professora Maristela Santos. 

Na noite de ontem, terça-feira, houve exposição de fotos focalizando o ex-prefeito Raul Cardoso da Silva(1971/73) e o Tiro de Guerra em Visconde do Rio Branco. Estiveram presentes familiares do ex-prefeito e representantes de ex-instrutores daquela instituição militar.

A Diretora do Museu Municipal, Professora Theresinha Almeida Pinto,  e a Secretária Municipal de Educação, Professora Maria de Lourdes Torres discorreram sobre o histórico político do Sr. Raul Cardoso da Silva e sobre os períodos de existência e interrupções do Tiro de Guerra.
E Jacynto Batalha exibiu um documentário compacto que mostrou trechos com imagens do ex-prefeito, e outros com desfiles do TG.

A abertura da Semana dos Museus aconteceu na segunda-feira, 14, que teve como ponto alto a apresentação do maestro Tenor Marum Alexander.  O maestro cantou para o auditório lotado vários  números do repertório italiano, e acompanhou-se magistralmente ao teclado, com arranjos e recursos técnicos que substituem uma orquestra. Dos números executados, destacam-se Granada( Musica Italiana de Agustin Lara – Poletto – 1932) e O Sole Mio(A letra é de Giovanni Capurro e a melodia foi feita por Eduardo di Capua, posteriormente foi descoberto que Alfredo Mazzucchi também participou da composição(wikipedia). 

A platéia, que o aplaudiu de pé, considerou Alexander o nosso Luciano Pavarotti.  As músicas citadas têm maior repercussão devido a versões populares, como It’s Now or Never, com Elvis Presley. Em português, no Brasil virou Agora ou Nunca, que chega até aos bailes de forró.  Granada, por sua vez, chegou às Paradas de Sucesso, nos idos de 50, com Ângela Maria.

(Franklin Netto -  franklin_netto@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário