18/05/2012 - Sexta-feira
As salas do Museu Municipal tiveram uma semana movimentada, desde segunda-feira, na comemoração da 10ª Semana dos Museus, que termina hoje, às 20 horas, com Palestra do Professor Lincoln Gonçalves Rodrigues. Ele desenvolverá o tema: Museus em um mundo em transformação – Novos desafios, novas inspirações.
A cada noite, o público amante da cultura, da história e da preservação da memória universal e, especificamente, da cidade, teve oportunidade de conhecer o grande acervo deste espaço cultural tão bem cuidado e organizado pela Professora Theresinha Almeida Pinto e sua equipe.
Quem vê aquela pequena porta de entrada na Rua do Divino, não imagina o quanto existe dali para dentro de espaço físico, em dois pavimentos em extensão que chega aos limites da Rua Major Felicíssimo(Estrada de Ferro). É uma quantidade impensável de documentos, fotos e peças artesanais que marcam a memória de nossos antepassados, desde os primitivos habitantes do que foi o Presídio de São João Batista, antes mesmo da chegada dos colonizadores/exploradores.
Há lembranças dos índios, dos quilombolas e dos homens e mulheres que fazem a nossa história.
As comemorações de cada noite terminavam no teatro do Museu.
Na segunda-feira, a Secretária Municipal da Educação, Maria de Lourdes Torres, promoveu a abertura da Semana dos Museus, juntamente com a Diretora Theresinha Almeida Pinto.
Naquela noite, o maestro – Tenor Marum Alexander realizou belíssima apresentação. Cantou vários números do repertório italiano, acompanhando-se ao teclado de maneira tão admirável que supera a ausência de uma orquestra. O teatro, lotado, aplaudiu de pé, ao final da apresentação.
Na terça-feira, houve exposição de imagens do antigo Tiro de Guerra que passou por vários períodos de atividade e de interrupção. No momento, não existe o TG na cidade.
Houve também homenagem ao ex-prefeito Raul Cardoso da Silva(71/73), com presença de vários de seus familiares. Fotos do homenageado estavam expostas, ora em atividade rotineira, ora em campanha, na companhia de altas figuras da política rio-branquense e mineira.
O jornalista e cineasta Jacynto Batalha exibiu um documentário compacto com imagens do ex-prefeito, e desfiles do Tiro de Guerra.
Na quarta-feira, Jacynto Batalha exibiu um filme de 50 minutos, com entrevistas de Sérgio Pinto Rodrigues, em “Uma Viagem a Cuba”. Essa produção mostra o cidadão e a cidadã cubanos, escolhidos aleatoriamente, a falar de sua relação cívica e afetiva com o País e o líder da Revolução Fidel Castro. O lado realista e espontâneo desse trabalho revela uma identidade muito diferente do que a mídia convencional traça da Ilha. É o país de um povo pobre, educado e feliz, com seu governo e com seu regime. A educação e a saúde são motivo de orgulho de seu povo, superiores a seus vizinhos da América Latina, e comparáveis aos melhores países do chamado primeiro mundo.
Depois do filme, o Conjunto de Flautas Sônia Namorato, do Conservatório Estadual Professor Theodolindo José Soares, executou sete números do cancioneiro nacional, marcadamente da época em que surgiu a Bossa Nova, com predominância de composições assinadas pelo “poetinha” Vinícius de Morais. Foram as seguintes músicas: O Barquinho(Menescal e Bóscoli); Todo Sentimento(C. Bastos/C. Buarque); Eu Sei Que Vou Te Amar(T. Jobim/Vinícius de Morais); Eu Não Existo Sem Você(Vinicius de Morais); Por Toda a Minha Vida(T. Jobim/ Vinícius de Morais); Pela Luz dos Olhos Teus(Vinícius de Morais); e Onde Anda Você(Toquinho e Vinícius de Morais).
Ontem, quinta-feira, o Professor João Batista Vilas Boas proferiu palestra sobre “As origens da culinária mineira”.
Logo mais, no encerramento dos trabalhos, falará a Professora Maria de Lourdes Torres.
Percebemos que Visconde do Rio Branco deixou de ter alguns clubes sociais e um cinema em atividade, mas, com o Museu Municipal, ganhou uma grande casa de cultura.
(Franklin Netto – taxievoce@hotmail.com)
Parabéns a todos e todas por tão brilhante iniciativa.
ResponderExcluirAbraços
Maria de Fátima Andrade Costa Henriques