04/05/2012 - Segunda-feira
Recebidos por
William Stainton Moses
(A. Oxon)
Seção XXV
(Prosseguindo nas minhas investigações sobre a natureza dos
contos mosaicos, reconheci, com efeito, os vestígios evidentes de uma evolução
gradual da idéia de Deus; e, de acordo com isso, cheguei a pensar que o
Pentateuco não emanava de um só autor e era a compilação de inúmeras lendas e
tradições.)
O Pentateuco, já vo-lo dissemos, compõe-se de lendas,
de tradições transmitidas oralmente de gerações em gerações; Esdras as recolheu
para evitar a sua perda. Os capítulos mais antigos são simples fantasias
legendárias, cotejadas e reguladas pelos escribas. As lendas de Noé e de
Abraão, por exemplo, que existem também nos livros sagrados de outros povos, e
as narrações do Deuteronômio, são igualmente adições diretas feitas no tempo do
próprio Esdras. Quanto ao restante, a compilação foi tirada de imperfeitas
coleções, que datavam dos dias de Salomão e de Josiá, que por sua vez narravam
antigas lendas cuja origem se perdia na noite dos tempos. Em caso algum a
compilação de Esdras contém as próprias palavras de Moisés nem a expressão da
verdade, salvo quando ele trata da lei que estava apoiada sobre documentos autênticos.
Isso confirma as minhas próprias pesquisas. Terei
fundamento em seguir as duas fontes Eloísta e Jeovista, donde a compilação
tirava as suas informações como no conto da Criação, Gênesis, I, II, 3,
comparada com II, 4, III, 24, e no arrebatamento de Sara a Gérar por Abimelec,
Gênesis, cap. XX, comparada com XII, 10, 19, XXVI, I, II?
Os documentos em questão foram a fonte lendária onde
hauriram os escribas de Esdras: Elnatan e Joiarib; eram muito numerosos,
compilados alguns nos dias de Saul e mesmo anteriormente, sendo outros nos dias
de Salomão, Ezequiel e Josiá, e representam cristalizações de legendas
flutuantes transmitidas oralmente. Mostramos-vos o verdadeiro traçado de
inspiração a partir de Melquisedec. Tudo o que é anterior é indigno de crença.
Se os cânones do Antigo Testamento foram assim estabelecidos,
sucede o mesmo quanto aos profetas?
Todos os livros dos profetas foram ampliados e
combinados segundo as fontes subsistentes, por Esdras. Hagai e Malaquias
completaram o Antigo Testamento pela adição dos últimos livros, chamados Aga,
Zacarias e Malaquias. Esses homens estavam em franca comunhão com o mundo
espiritual, tendo sido, com Zacarias, os assistentes privilegiados de Daniel,
quando ele teve a sua grande visão. Certamente, Daniel, o Vidente, foi
altamente favorecido e inspirado. Seja o grande Deus retribuído por sua
misericórdia e pela manifestação do seu poder!
Falais da visão narrada em Daniel?
As das margens do Hidekel.
A mesma! Então fizeram-se seleções nas profecias.
Seleções, principalmente para exprimir um sentido
oculto. Quando o período da visão ia acabar, fazia-se uma escolha nas narrações
do passado e o cânone estava fechado, até à época em que a voz espiritual
ressoasse de novo entre os homens.
Falais de Daniel como de um grande vidente ou médium.
Sabeis se o dom era comum?
Os homens então cultivavam mais o poder; conheciam e
apreciavam melhor o saber e os dons espirituais. Daniel foi muito favorecido e
recebeu muito poder, mas isso se tornou cada vez mais raro à medida que a idade
espiritual se aproximava do seu termo.
Inúmeros discursos pronunciados em estado de transe,
visões e outras coisas semelhantes às narradas no Antigo Testamento ter-se-iam
perdido?
Certamente. Não havia utilidade alguma em
conservá-las; entre as que tinham sido conservadas durante muito tempo, algumas
estão agora excluídas da Bíblia.
(Alguns dias depois, a 16 de novembro de 1873, novos
comentários foram, a meu pedido, escritos sobre a idéia de Deus, repetindo-se,
aliás, o que tinha sido por várias vezes explicado sobre a evolução gradual de
Deus – “o Deus de Abraão como uma concepção inferior à do Deus de Jacó”.
Citarei somente algumas linhas:)
O Deus de Abraão, Isaac e Jacó era superior na opinião
daqueles que lhe prestavam um culto, mas somente
superior aos deuses dos seus vizinhos. O pai de Abraão, como sabeis, adorava
deuses estranhos, isto é, outros que não os de seu filho. Cada família tinha a
sua própria divindade pela qual os seus membros juravam e se aliavam. O nome
dado ao Supremo Jeová, Eloim vo-lo demonstra. Labão perseguiu e ameaçou Jacó,
que lhe tinha roubado os seus deuses, e o mesmo patriarca, em uma certa
circunstância, reúne as imagens dos deuses de sua família e as oculta sob um
carvalho. Jeová era como constantemente chamavam ao Deus de Abraão, Isaac e
Jacó, divindade de família e não o Deus Uno.
O grande legislador mesmo, em sua concepção elevada acerca do Supremo, não fica
inteiramente isento da noção de um Deus superior.
Na Bíblia, Deus é revelado sob muitas formas, umas nobres,
como nos livros de Jó e de Daniel, as outras miseravelmente baixas, como nos
livros históricos. Mas quando cada um dos espíritos mestres acharam uma alma, à
qual puderam transmitir idéias luminosas, fizeram-no de século a século, pois
quase todas as vossas gerações possuíram alguns espíritos adiantados.
Sim, os que passavam a luz de mão a mão acham-se, com
efeito, na história dos homens que precederam o seu século, como dizemos. A
história do mundo, suponho, é a do desenvolvimento do homem, que só pode
abranger muito pouca verdade de uma vez...
Reconhecer a sua própria ignorância é o primeiro passo
para o progresso. Por ora estais em um tribunal exterior muito afastado do
templo da Verdade. Deveis andar ao redor para conhecer os exteriores antes de
penetrar nos tribunais interiores, devendo longos e laboriosos esforços
preparar-vos para entrar eventualmente no templo.
Ficai satisfeito. Esperai e orai, ficai silencioso, velai com
paciência.
† Imperator
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