sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festas Juninas - Sayonara(QUARAÍ-RS) - São João


********
 

    Imagem: wealberlucio.wordpress.com

O culto a São João é um dos mais antigos e populares, as festas juninas
(de junho) ou joaninas (de João) iniciam-se no dia 12 do mês, com os
festejos da véspera de Santo Antonio, e terminam no dia 29 (São Pedro);
têm seu auge na noite de 23 para 24, o dia de São João propriamente dito

"Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.
Esse é quem vem depois de mim e eu não sou digno de lhe desatar a
correia do calçado" (Jo 1,2327).

"Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem
que me é superior, porque existe antes de mim.
Eu o conhecia, mas se vim batizar em água,
é para que ele se torne conhecido em Israel" (Jo 1,29-31).

Que desça sobre o nosso coração a figura de João Batista.
Jesus, no mundo, não disse de pessoa alguma aquilo
que disse de João Batista.
Parecia ter por ele como que uma veneração,
nele reconhecendo um homem extraordinário:
"Entre os filhos das mulheres não surgiu outro
maior que João Batista.
No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele" (Mt 11,11).

http://www.tahyanefire.com/juninas/barratransparente.gif

ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista, voz que clama no deserto:
"Endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência,
porque no meio de vós está quem não conheceis
e do qual eu não sou digno de desatar
os cordões das sandálias",
ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas
para que eu me torne digno do perdão daquele
que vós anunciastes com estas palavras:
"Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele
que tira os pecados do mundo".

São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, precursor do Messias, rogai por nós.
São João, alegria do povo, rogai por nós.

http://www.tahyanefire.com/juninas/barratransparente.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário