terça-feira, 10 de julho de 2012

Produtor de EU É GERALDO, Erick Leite, chegará na segunda-feira, 23, para o início do Festival




O cineasta Erick Leite, produtor do filme “Eu é Geraldo”, chegará a Visconde do Rio Branco na segunda-feira, 23, dia do início do Festival de Cinema Rio-branquense Geraldo Santos Pereira.
Erick leite

Diretor da Café Pingado Filmes, Erick fala com otimismo:

- Acredito que ter feito esse filme sobre o Geraldo poderá trazer frutos inimagináveis. Na verdade já tá trazendo. É uma felicidade ver que, através dele, uma mostra foi realizada e que outros cineastas estão se juntando para o mesmo evento, coisa linda de se ver.

Bom, ficarei aí por uma semana, teremos muito tempo para conversar e passear. Estou ansioso com esse festival.

                Geraldo e Guido Marlière

Com um pé em Visconde do Rio Branco e outro na história, Erick manifesta interesse em realizar o desejo de Geraldo Santos Pereira de filmar a trajetória de Guido Marlière desde França até seu falecimento na Serra da Onça, em Guidoval.

José Luiz(Lopes Gomes) fala  ao produtor sobre esta questão:


 - Erick, vamos fazer um apanhado das ideias do Geraldo sobre o Documentário de Guido. Percebemos muito entusiasmo do Geraldo sobre Guido: o filme seria Narrativa do Documentário;  os índios Botocudos, que levaram a tubulação e outros equipamentos para a primeira siderúrgica brasileira de Monlevade, via canoas e no leito do rio,  eram antropófagos. Várias expedições portuguesas foram comidas por eles (literalmente), eram muito bravos. E o Guido conseguiu convencê-los no diálogo. Outros comentários Dona Theresinha e o Antônio(Pinto Neto) poderão acrescentar, com mais riqueza de detalhes. E você, sendo filho de Monlevade, mostra que as coisas estão conspirando a favor, grande coincidência!!
Índios Botocudos. Imagem: portalguandu.com.br


       

                                       Napoleão
Imagem: pt.wikipedia.ogr
Guido Marlière. Imagem: www.asminasgerais.com.br


       
        Quando Erick aventou possibilidade de relação entre Guido Marlière e Napoleão Bonaparte, 
José Luiz atalhou:

- Excelente Erick, o Geraldo, chegou a estudar bastante o assunto, escreveu um bom artigo no EM(Estado de Minas), fez cópias da carta de Napoleão dirigida à sua irmã na França, tendo como emissário o Guido, que chegou a entregá-la; essa carta o Geraldo conseguiu no Arquivo Público Mineiro, temos cópias, está em Francês da época.
A ideia do Geraldo, era começar em Paris, filmando a foto do Guido, que está em um museu, depois seguiria para Portugal, embarque da família real para o Brasil. O caminho do Guido de Portugal, para Rio de Janeiro, depois Ouro Preto, Zona da Mata, Visconde do Rio Branco, Ubá, Guidoval, e muitas outras coisas importantes do Guido na região. Dona Theresinha, e seu filho Antônio são estudiosos do assunto. Foi um dos maiores entusiasmos do Geraldo, demonstrado em sua visita a Visconde do Rio Branco , naqueles dias que esteve conosco(2005). Este Documentário, ao que parece, seria inédito no Brasil. Chegamos a percorrer 3 prefeituras em busca de recursos; o mínimo que o Geraldo dizia seriam R$150.000,00, na época.


Petrônio Fonseca conviveu com Geraldo no Clube do Cinema de Belo Horizonte

Jose Luiz Lopes Gomes comenta também:

 - O Jornalista Petrônio Fonseca é de Belo Horizonte, reside em Viçosa, e  conheceu os irmãos PEREIRA, quando fundaram o "Clube de Cinema" em Belo Horizonte ( o amigo Geraldo, quando esteve aqui, nos falou muito sobre o Clube de Cinema de BH), na época da ditadura militar.  Petrônio fez parte, e dirigiu o Clube de Cinema de BH, e tem muita história nessa área. É amigo pessoal, também do Prof. Jose Anchieta, de Viçosa, e de muitos  outros intelectuais de Minas Gerais. Fez uma reportagem em seu Jornal "O Popular", sobre o  "Festival de Cinema Geraldo Santos Pereira  de Visconde do Rio Branco", que acontecerá nos dias 23 a 28 de Julho de 2012. O seu Jornal é  distribuído gratuitamente em Viçosa, há vários anos, um presente para cidade e região. Semelhante ao belo trabalho do amigo Franklin Ferreira Netto, de Visconde do Rio Branco. Ambos os Jornais não tem  "página policial".



Outro participante do Festival, rio-branquense, produtor de A Banda, José Augusto Costa Henriques, adotou o nome artístico de José Augusto Muleta. A família mora em Vitória(ES).  E o seu perfil agora está como segue:
José Augusto Muleta com Luciano Huck


JOSÉ AUGUSTO MULETA é um jovem diretor capixaba radicado no Rio de Janeiro, com experiência em filmes comerciais e vídeoclipes. Revelou o seu talento autoral nos curta metragens que dirigiu, inclusive sendo premiado em alguns festivais de curtas pelo Brasil. Atualmente é assistente de direção e braço direito do conceituado diretor Felipe Joffily, que também dirigiu o longa “Odiquê?”, o programa “Cilada” de Bruno Mazzeo e mais recentemente, o longa “Muita Calma Nessa Hora” também com roteiro de Bruno Mazzeo.
RAPHAEL GASPARINI é hoje, sem dúvida, uma grande revelação na direção de filmes publicitários. O jovem diretor, se destaca com uma linguagem moderna e sofisticada de sua câmera que vem trabalhando os filmes e grande campanhas publicitárias de empresas de porte do estado como Aracruz Celulose, Vale, Governo do Estado Espírito Santo, Prefeitura de Vitória, Chocolates Garoto, Shopping Vitória, entre outros.   Tendo sempre um olhar diferenciado, o trabalho do Diretor, vem ganhando destaque cada vez mais como referência para alto nível e para o desenvolvimento da qualidade das produções dos filmes publicitários realizados no Espírito Santo nos últimos anos.


         José de Anchieta quer EU É GERALDO também em Viçosa(MG)
O escritor de Viçosa José de Anchieta e equipe da Café Pingado Filmes, em Guidoval(04/12/2011)

         Desde o início dos preparativos para o Festival, o escritor de Viçosa, José de Anchieta, amigo de Geraldo Santos Pereira, manifestou desejo de ser exibido o filme também em Viçosa. E comunicou a Erick:
- Mesmo estando a meses do lançamento do filme do Geraldo, comecei a estabelecer contatos com a Universidade Federal de Viçosa, pois o calendário da Universidade é planejado com antecedência. Reuni-me com o Geraldo Leandro Filho, diretor do DAC, Divisão de Assuntos Culturais, e Sandra Galhardo,diretora da Pinacoteca, muito atuante na área de cultura, uma das articuladoras da mostra do Geraldo dos Santos Pereira aqui há alguns anos. Eu acho que seria interessante que desde já vocês começassem a entrar em contato com o Geraldo, glfilho@ufv.br, enviando-lhe tudo a
respeito do filme e o que você julgar de oportuno. A Sandra não se limitou à exibição do filme. Propôs uma programação mais abrangente
como debate com a equipe de produção, mesa redonda, pois o curso de jornalismo aqui é muito dinâmico. Entre em contato com o Geraldo
Leandro que paralelamente eu vou "cutucando" os que demais possam se envolver. Para qualquer coisa estou ao seu dispor. Um abraço,
Anchieta.

    A chegada da equipe:
Erick e Cris Moreira

Rogério Araújo, no papel de Geraldo

Segunda-feira, 23: Erick Leite.

Sexta-feira, 27: Rogério Araújo - ator, Cristiane Moreira – assistente de direção, João Araújo (Casal e filho);
Cristiano Araújo - ator - e Talita Braga (Casal);
Gustavo Cavalieri – assistente de direção, Andre Veloso - som, e Daniel Ferreira - foto (equipe).

Falta confirmar a vinda de Juliana que depende do trabalho.

Os dois  atores Rogério e Cristiano são irmãos gêmeos.


(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)


Um comentário:

  1. Show!! Conheço o Erick desde pequenino. Sempre foi muito inteligente.
    Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir