sábado, 7 de julho de 2012

Festival de Cinema Rio-branquense Geraldo Santos Pereira tem as primeiras amostras








O  Seminarista - de Geraldo Santos Pereira

Escandalosas - de Luciano Benhame.
Saudades do Jeca  de Jorge Luiz da Silva

Eu é Geraldo - de Erick Leite - Produtora Café Pingado Filmes - História do cineasta rio-branquense Geraldo Santos Pereira

Rebelião em Vila Rica - de Geraldo Santos Pereira - a rebeldia sincronizada de épocas diferentes

Amostra do 1º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco

Estamos a poucos dias do 1º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco "Geraldo Santos Pereira", um evento histórico cultural promovido pelo Museu Municipal que contará com apoio da Secretaria Municipal da Educação e da Prefeitura Municipal.  Pessoas físicas e jurídicas locais também dão apoio a essas atividades que divulgam  os valores da história e de personalidades de importância para o município, a região, o estado e o Brasil.

O Festival exibirá filmes de cineastas rio-branquenses ausentes ou residentes em Visconde do Rio Branco. 

O próprio Geraldo Santos Pereira deixou a cidade ainda criança, para se dedicar aos estudos e procurar  o seu caminho, que se tornou um destino:  cinema.  Junto com seu irmão gêmeo Renato, produziu vários filmes    que tiveram como tema cultural o Barroco Mineiro.  

O produtor Erick Leite, para contar a sua história, teve de buscar nos seus amigos e conhecidos os retalhos de sua lembrança.  Quando lhe despertou o interesse por essa vida  tão profícua no mundo da Sétima Arte, seu personagem real estava acometido do mal de Alzheimer. Não poderia, portanto, fornecer-lhe os subsídios para o enredo de sua desejada produção. 

Erick conta em seu diário os caminhos percorridos em visita à França, onde Geraldo e Renato estudaram, além dos contatos necessários com os amigos do Brasil,  neles incluídos os atores que compunham o elenco das filmagens dos irmãos Santos Pereira. 

A equipe da Café Pingado Filmes esteve em Visconde do Rio Branco no dia 04 de dezembro de 2011, um domingo.  Nessa ocasião, a equipe esteve em Guidoval, para conhecer o Monumento a
Guido Tomaz Marlière, porque Geraldo sonhava realizar uma filmagem sobre a vida do militar francês que veio para esta região a serviço da Coroa Portuguesa, com a missão de pacificar os índios  Puris, Coroados e Coropós. 
Equipe da Café Pingado Filmes na residência do agrônomo José Luiz Lopes Gomes.(Visconde do Rio Branco - 04/12/2011)

A Banda do rio-branquense ausente José Augusto Muleta participará da programação do Festival.
Escritor de Viçosa, José de Anchieta, amigo de Geraldo. Em Guidoval com a equipe da Café Pingado Filmes.

Geraldo Santos Pereira e José Luiz Lopes Gomes, no Monumento a Guido Marlière, em 2005







Nenhum comentário:

Postar um comentário